top of page
  • CyberX

Senhas Fortes e como Criá-las

Com a crescente quantidade de informações pessoais, confidenciais e financeiras armazenadas no meio digital, juntamente com as ameaças provocadas por hackers e violações de segurança, é vital que as contas de usuários estejam com total proteção. Uma das maneiras mais básicas e muito importante, é a criação de senhas seguras.


Os criminosos cibernéticos praticam diversas estratégias para roubar/descobrir as senhas das vítimas e as mais comuns são:

  • Ataques de força bruta: Tentativas de adivinhação da senha, testando todas as combinações possíveis de caracteres até que a certa seja encontrada.

  • Keylogging: Existem programas maliciosos denominado keyloggers, que são instalados em um computador com o objetivo de registrar todas as teclas digitadas pelo utilizador.

  • Phishing: O utilizador é enganado para que sejam fornecidas as suas informações pessoais e senhas, geralmente feito através de e-mails ou mensagens falsas que pareçam de fontes legítimas e até mesmo sites conhecidos, como bancos e redes sociais.

  • Roubo de dados: Os criminosos conseguem obter senhas mediante bancos de dados mal protegidos ou comprometidos.

  • Darkweb: Muitas informações pessoais e credenciais obtidas por atacantes em ataques realizadas são vendidas da darkweb.

  • Sniffing: Técnica em que o tráfego de rede é interceptado para capturar informações que são transmitidas pela rede.

Como criar senhas seguras


Seguindo os passos abaixo, a segurança online do utilizador é mantida para qualquer conta que tiver, evitando a divulgação dos seus dados, como também fraudes. Os passos são os seguintes:

  1. Use uma combinação de caracteres: Quanto mais complexa a senha for com a mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, mais difícil será para ser decifrada. Inclua uma combinação de todos esses elementos para que a senha seja fortalecida.

  2. Crie senhas longas: As senhas precisam ter pelo menos 12 caracteres de comprimento para que estejam asseguradas contra invasões na conta. Dessa forma, os criminosos cibernéticos terão dificuldade para adivinhá-la.

  3. Faça a alteração regularmente: De tempos em tempos as senhas precisam ser modificadas para reduzir o risco de terem acesso à sua conta através da senha antiga.

  4. Aplique senhas diferentes em contas diferentes: Quando um hacker descobre a senha da vítima, se as contas possuírem a mesma senha, o dano será maior, com várias contas invadidas.

  5. Evite informações pessoais: Senhas que possam conter nome, data de nascimento e outras coisas sobre si mesmo, são fáceis de serem descobertas e usadas para acessar suas contas indevidamente.

  6. Utilize um gerenciador de senhas: Para que senhas únicas e resistentes sejam criadas, um gerenciador poderá ajudar para cada uma das contas do usuário, e também a lembra-las sem que precisem estar guardadas em um arquivo de texto ou papel, o que torna mais vulneráveis a ataques.

Um aspecto muito importante na prevenção de senhas e informações pessoais, é evitar digitá-las em computadores públicos ou compartilhados. Com esta ação, se tem um enorme risco de que ela seja comprometida e utilizada por pessoas mal-intencionadas. Isso acontece de diversas maneiras, seja por meio de programas maliciosos ou captura de tela do seu login e senha.


Sempre que possível, use dispositivos confiáveis para ser feito o acesso às contas. Além disso, é necessário ter a autenticação de dois fatores habilitada, manter o sistema operacional e aplicativos sempre atualizados.


Em conclusão, é crucial entender o quão as senhas seguras contribuem na prevenção de ataques cibernéticos e que medidas para isso sejam feitas pelos usuários. As senhas são a primeira linha de defesa contra hackers, portanto, o uso de uma senha forte impede que os dados sejam roubados ou comprometidos. Com práticas simples realizadas pelos usuários, a garantia das informações pessoais e financeiras estarão em segurança contra ameaças cada vez mais perigosas e sofisticadas.


Gostou do nosso post? Deixe seu like e comente se você já utiliza senhas fortes!

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page