top of page
  • CyberX

Pentest x Análise de Vulnerabilidades: conheça as diferenças

O Pentest e a Análise de Vulnerabilidades são duas designações frequentemente usadas e importantes na área da segurança cibernética e muitas vezes confundidas ou consideradas com o mesmo significado.


Análise de Vulnerabilidades é o processo de identificar as fraquezas e pontos fracos em um sistema ou aplicativo. Isso geralmente é feito através de ferramentas automatizadas que varrem o sistema em busca de vulnerabilidades conhecidas. A análise de vulnerabilidades fornece uma visão geral das áreas que precisam ser corrigidas, mas não fornece uma prova concreta de que uma ameaça específica pode ser explorada.


Penetration Testing, por outro lado, é uma abordagem mais proativa e simulada para testar a segurança de um sistema. Um pentester (pessoa que realiza o teste de intrusão) simula uma ameaça real, tentando explorar as vulnerabilidades identificadas na análise de vulnerabilidades. O objetivo é determinar se um atacante real seria capaz de invadir o sistema e, se sim, quais seriam as consequências. Além disso, um pentest fornece uma compreensão detalhada do risco de segurança e ajuda a priorizar as correções necessárias.


Para ficar mais claro, temos a seguinte tabela:

​PENTEST

ANÁLISE DE VULNERABILIDADES

Definição

Técnica de segurança cibernética que busca detectar pontos fracos em sistemas ou aplicativos simulando ameaças maliciosas antes que um invasor as explore.

​Processo que consiste na averiguação dos pontos fracos em sistemas e aplicativos sem a necessidade de uma simulação de invasão e realizada de forma automatizada.

Realização

Realizada de forma automatizada como também, manual.

​É feita de maneira completamente automatizada e com validações manuais.

Objetivos

​Concentra-se em explorar vulnerabilidades e detectar o máximo de informações, verificando se são genuínas e como podem ser combatidas.

Almeja identificar um maior número de vulnerabilidades expostas do ambiente e fornecer recomendações de correções.

Preço

$$

$

Duração dos Testes

Cerca de 2 semanas por ativo a ser testado.

Cerca de 1 semana.

Em resumo, a Análise de Vulnerabilidades é uma ferramenta para identificar as fraquezas, enquanto o Pentest é uma abordagem para testar a eficácia das medidas de segurança e avaliar o risco real de segurança. Ambas as disciplinas são importantes para garantir a segurança de um sistema ou aplicativo e é recomendável usá-las em conjunto. Tanto um quanto o outro devem ser integrados a uma estratégia de segurança cibernética bem planejada e ajudam na proteção dos sistemas e aplicações.


Fiquem ligad@s para mais novidades em nosso blog!

10 visualizações
bottom of page