top of page
  • CyberX

Os Perigos do Wi-Fi Público

Atualizado: 30 de jun. de 2023

Nos dias de hoje, é quase impossível encontrar alguém que não esteja conectado à Internet. As redes Wi-Fi públicas tiveram um aumento na popularidade, por oferecerem uma maneira fácil e conveniente de acessar a Internet em diversos lugares e se tornaram uma comodidade extremamente comum na vida diária das pessoas.


Algum dos Perigos


As redes Wi-Fi públicas apresentam uma série de riscos de segurança que diversos usuários desconhecem, por serem alvo de criminosos cibernéticos que buscam roubar informações pessoais e financeiras. As ameaças são variadas, que ocasionarão prejuízos. Abaixo, cada uma delas:

  1. Ataques man-in-the-middle: Os dados que o usuário envia e recebe que são relacionados a si próprio, podem ser interceptados pelos criminosos que usam técnicas como “sniffing” para monitorar o tráfego de rede e obter informações confidenciais.

  2. Malware: Redes Wi-Fi públicas são alvos fáceis para a disseminação de malware, como vírus, cavalos de tróia e ransomware. Quando o usuário se conecta à essa rede, estará exposto a todas as ameaças citadas que resultam na infecção do dispositivo e roubo das informações.

  3. Phishing: Os hackers criam falsas redes de Wi-Fi públicas e logo depois enviam e-mails e notificações de phishing para induzir as vítimas a compartilharem dados pessoais ou instalarem malware em seus dispositivos.

  4. Rogue Wi-Fi: Fraudulentos pontos de acesso de Wi-Fi são criados pelos hackers e nomeados para parecerem legítimos. Quando os usuários fazem a conexão com esses pontos de acesso, grande parte dos dados trafegados sobre eles são expostos a quem criou o ponto de wi-fi fraudulento.

Através das ameaças citadas acima, os criminosos podem ter acesso aos dados que estão no dispositivo do usuário e que são destinadas a outros fins, como login e senha, downloads realizados e qualquer tipo de arquivo.


À vista disso, ao se conectar a redes Wi-Fi públicas, todo o cuidado é essencial, ainda mais se o dispositivo for utilizado para o ambiente de trabalho do usuário, pois colocará em risco a segurança do que for relacionado à empresa.


Como se Proteger


As redes de Wi-Fi públicas são uma forma prática e gratuita para acessar a Internet enquanto se está fora de casa ou do ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, são um terreno fértil para criminosos cibernéticos realizarem o que mais desejam, portanto, tendem a ser inseguras por esse motivo.

Porém, existem maneiras que ajudam a manter as informações dos usuários em segurança. São elas:

  • Desative a conexão automática: Evite que o dispositivo utilizado seja conectado de forma automática. Isso evitará que a conexão seja realizada acidentalmente a uma rede desse tipo que possa não ser confiável, e com isso, as informações serem expostas.

  • Utilize uma VPN: A rede privada virtual, mais conhecida como VPN, criptografa todo o tráfego na internet e o envia por um túnel seguro para o servidor VPN. Isso protege as informações de possíveis criminosos cibernéticos e impede que outros vejam o que o usuário está fazendo online.

  • Use senhas e sites seguros: Senhas fortes e diferentes para cada conta na internet ajudará a preservar os dados particulares caso uma dessas contas for comprometida. Já a conexão aos sites seguros deve possuir o HTTPS no início da barra de endereço do navegador, pois indica que a conexão é segura e criptografada. Caso o site não possua, não forneça nenhum tipo de informação.

  • Verifique a rede: Certifique-se de acessar a rede Wi-Fi correta. Alguns hackers criam redes falsas que parecem oficiais, mas que na verdade são feitas para roubar os dados. Procure confirmar o nome correto da rede.

  • Mantenha o software atualizado: Sistema operacional e aplicativos atualizados com as recentes versões. As atualizações geralmente incluem correções de segurança que protegem o dispositivo contra vulnerabilidades.

Em suma, as redes Wi-Fi públicas oferecem praticidade e conexão à internet para inúmeras pessoas, mas também apresentam a segurança comprometida por meio de diversos riscos se os cuidados não forem feitos. Para minimizá-los, a autenticidade da rede antes de acessá-la deve ser verificada frequentemente, como também seguir as medidas para a total proteção das informações particulares.


Você costuma utilizar wi-fi público? Conte para gente aqui nos comentários!

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page