Com o aumento do uso da Internet e das redes sociais, o roubo de identidade se tornou um problema extremamente comum na era digital. Considerado crime, afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O roubo de identidade ocorre quando o criminoso assume a identidade de outra pessoa que se torna a sua vítima, para obter acesso a informações pessoais e financeiras sem qualquer tipo de autorização.
Como acontece o roubo de identidade?
O roubo de identidade pode acontecer de várias maneiras, incluindo phishing, malware, ataques de engenharia social, através de publicações online, entre outros métodos. Abaixo segue a diferença entre estes 4 principais tipos:
Phishing é um método comum de roubo de identidade online, em que os criminosos criam sites falsos ou enviam e-mails fraudulentos, que parecem ser de instituições legítimas, como bancos, empresas de comércio eletrônico e sites de mídia social. Esses sites ou e-mails podem solicitar informações pessoais, como senhas, números de cartão de crédito e informações de conta bancária, e o utilizador pode fornecer essas informações sem perceber que está sendo enganado.
Publicações online é outro método que os atacantes buscam informações pessoais publicadas pelos próprios utilizadores na Internet. Eles geralmente compartilham informações pessoais, como nome, endereço, data de nascimento, número de telefone e outras informações em redes sociais, fóruns e outros sites na internet. Os utilizadores devem ter cuidado ao divulgar informações pessoais na internet, especialmente em sites de redes sociais e outros sites que podem ser acessados por muitas pessoas.
Malware é outro método usado pelos criminosos para roubar informações pessoais. Eles podem infectar o computador do utilizador com um vírus ou um programa malicioso que pode capturar informações digitadas pelo utilizador, incluindo senhas e outras informações pessoais.
Ataques de engenharia social são outro método usado pelos criminosos para obter informações pessoais. Eles podem se fazer passar por outra pessoa em uma mensagem de texto, e-mail ou ligação telefônica, e tentar convencer o utilizador a fornecer informações pessoais. Uma vez que os criminosos obtenham estas informações, eles podem usá-las para realizar uma série de atividades fraudulentas, incluindo abrir novas contas de crédito, fazer compras em nome do usuário, transferir dinheiro para outras contas e até mesmo cometer crimes em nome do usuário.
O resultado é devastador, pois a vítima pode perder dinheiro, tem a sua reputação manchada e ainda enfrenta as consequências desse crime por muito tempo. Isso acontece devido a quantidade de informações partilhadas na Internet, portanto, os ladrões de identidade conseguem obter o que é necessário para que se passem pelas vítimas, e assim realizarem atividades fraudulentas no nome delas.
Algumas medidas de proteção
Felizmente, existem maneiras que podem ser aplicadas para que o crime seja evitado e assim, se manter em segurança no mundo digital. Algumas delas são elas:
Mantenha em sigilo suas informações pessoais: Evite partilhar esse tipo de dado no meio online, principalmente o número do CPF, cartões bancários e senhas, endereços, em sites e com pessoas desconhecidas. Toda informação particular precisa estar somente em locais de extrema confiança.
Atenção a e-mails e mensagens suspeitas: Muito importante estar atento a esse tipo de conteúdo para não se tornar uma vítima dos criminosos. Não clique e nem abra no que seja proveniente de remetentes não verdadeiros.
Soluções de segurança precisam ser utilizadas: Necessário que o computador e o dispositivo possuam antivírus e firewall e ambos sejam atualizados regularmente para mais segurança.
Uso de senhas fortes e autenticação de dois fatores: Para cada conta que se tenha no meio online, precisa ter uma senha difícil de ser descoberta pelos invasores, e que seja forte também para trazer mais proteção à conta do usuário. Ao criá-la, não utilize palavras ou caracteres comuns e nem utilize a mesma senha para contas diferentes. Já a autenticação de dois fatores precisa estar ativada, pois essa medida de segurança adiciona uma camada extra de defesa ao exigir um código adicional para que a conta consiga ser acessada, além da senha.
Verifique com frequência as contas que possui: Fique de olho em contas, cartões e transações bancárias, e notifique imediatamente a instituição financeira caso perceber qualquer atividade não autorizada, como cobranças indevidas e pedidos de créditos não solicitados.
Jamais forneça por telefone o que for particular: A menos que se tenha iniciado uma chamada com uma empresa de caráter confiável. Caso contrário, informações sobre a vítima poderão ser usadas contra ela, a favor dos criminosos.
Seguindo as medidas de segurança acima citadas, as chances de ser uma vítima do roubo de identidade reduzem significativamente. Caso suspeite que esteja sendo vítima, as autoridades e instituições devem ser alertadas com urgência para que as soluções possam ser colocadas em prática.
Por fim, o roubo de identidade é uma grande adversidade que gera duradouras consequências financeiras e emocionais para as vítimas. No entanto, com as formas de prevenção existentes, o risco é minimizado sobre um possível roubo de identidade da vítima.
Extra
A Kaspersky, publicou alguns anos atrás esse vídeo explicando mais sobre prevenção de roubo de identidade, dê o play para saber mais!
Já conhecia sobre o roubo de identidade? Compartilhe esse post para alertar sua rede de amigos e conhecidos.
コメント