top of page
  • CyberX

Cibersegurança: 10 curiosidades surpreendentes

Atualizado: 7 de mar. de 2023

A cibersegurança é um assunto sério, mas também pode ser bastante interessante e surpreendente. Aqui estão 10 curiosidades sobre cibersegurança que podem deixar você de boca aberta:


1. O primeiro vírus de computador foi criado em 1971. O vírus de computador chamado "The Creeper" foi criado como uma brincadeira pelo pesquisador de segurança Robert Thomas, ele apenas apresentava no monitor a mensagem "Eu sou assustador, pegue-me se for capaz!". Ele foi criado para testar os sistemas de computador da universidade onde trabalhava, mas acabou se espalhando por outros sistemas e se tornou o primeiro vírus de computador conhecido.


2. A maior parte dos ataques cibernéticos é realizada por países governamentais. De acordo com o relatório "Threat Landscape Report" da empresa de segurança Kaspersky, a maior parte dos ataques cibernéticos é realizada por países governamentais. Os Estados Unidos, China, Rússia, Coreia do Norte e Irã são os principais responsáveis por esses ataques. Você pode conferir um mapa em tempo real de ataques cibernéticos: https://cybermap.kaspersky.com/

Mapa em tempo real dos ataques
Mapa em tempo real de ataques

3. O maior vazamento de senhas da história de acordo com o CyberNews, levou a disponibilização de 8,4 bilhões de senhas de utilizadores de diversos países. O ficheiro com os dados roubados tinha mais de 100 Gb. A ação hacker recebeu o nome de RockYou2021 e não se sabe ao certo de quais serviços foram violados para obter essas informações.


4. A criptografia, ou o ato de codificar informações para protegê-las, é usada desde a antiguidade. Os egípcios, por exemplo, usavam criptografia em suas inscrições e os gregos usavam códigos para proteger suas mensagens militares.


5. O MyDoom é considerado o vírus de computador com a mais rápida taxa de infecção (infectou mais de 500.000 máquinas em apenas uma semana). Ele é um vírus do tipo "worm", o que significa que ele se espalha automaticamente para outros computadores através de redes de computadores ou de e-mails de spam. Foi encontrado pela primeira vez em 2004 e estima-se que os danos causados chegaram a US$ 38 bilhões.


6. O primeiro ransomware foi criado em 1989 pelo pesquisador de segurança Joseph Popp. Ele enviou disquetes infectados aos participantes da conferência internacional sobre AIDS da Organização Mundial da Saúde em Estocolmo com o objetivo de coletar dinheiro de seus utilizadores. Quando os utilizadores tentavam abrir o ficheiro no disquete, o ransomware criptografava os dados do computador, ocultava diretórios, bloqueava nomes de ficheiros e exigia que pagassem uma quantia em troca da chave de descriptografia. Ainda que o ataque tenha sido considerado bastante ineficaz na época, ele foi considerado o primeiro ataque de ransomware conhecido e inspirou a criação de muitos outros ataques de ransomware nos anos seguintes.


7. O primeiro phishing foi realizado em 1995 por um grupo de hackers russos. Eles enviaram e-mails falsos para utilizadores da AOL, solicitando que eles fornecessem suas senhas e números de cartão de crédito.


8. O primeiro worm de rede foi criado em 1988 pelo pesquisador de segurança Robert Tappan Morris. O worm, chamado de "Morris Worm", foi criado como parte de um experimento, mas acabou se espalhando rapidamente e causando muitos problemas em redes de computadores em todo o mundo.


9. A cibersegurança é um dos empregos mais bem pagos do mundo. De acordo com o site de empregos Glassdoor, os profissionais de cibersegurança têm um dos salários mais altos do mundo. Os profissionais de cibersegurança sênior, por exemplo, podem ganhar mais de US$ 120.000 por ano.


10. A cibersegurança é um assunto importante para a segurança nacional, pois os ataques cibernéticos podem afetar a infraestrutura crítica, como sistemas de energia, água e de transporte, e ameaçar a segurança dos cidadãos. Por essa razão, muitos governos investem em profissionais de cibersegurança e em medidas de segurança cibernética para proteger o país.


Se você gostou destas curiosidades sobre cibersegurança, compartilhe este post com seus amigos e ajude a espalhar a palavra sobre a importância da cibersegurança!

237 visualizações
bottom of page