top of page
  • CyberX

As diferenças entre Blue Team, Red Team e Purple Team

Os termos Blue Team, Red Team e Purple Team são habitualmente usados na área da segurança cibernética para descrever abordagens diferentes sobre a identificação, preservação e resposta a ameaças.


Abaixo, estão as diferenças entre cada um e como contribuem para que as organizações possuam uma segurança geral:

BLUE TEAM

​RED TEAM

PURPLE TEAM

Responsabilidade

​Responsável pela defesa de uma rede ou sistema.

​Simula ataques cibernéticos que testa a eficácia das defesas da organização e identifica pontos fracos que possam ser explorados por invasores reais.

​Abordagem que combina o Blue Team e o Red Team e envolve a colaboração ativa entre essas duas equipas na melhoria da postura de segurança de uma organização.

Objetivos

​O objetivo é a proteção de sistemas e redes contra possíveis ataques, na precaução da segurança e confiabilidade dos dados armazenados e processados nesses sistemas.

O objetivo é descobrir falhas de segurança antes que os hackers o façam. Ao simular um ataque, fornece um feedback ao Blue Team como forma de ajudá-los a melhorar suas defesas cibernéticas.

O objetivo é promover uma abordagem mais proativa para a segurança cibernética, em que as equipes Blue e Red trabalham juntas para identificar e corrigir vulnerabilidades antes que sejam exploradas por atacantes reais.

Profissionais

Composta por analistas e engenheiros de segurança, administradores de sistemas e outros profissionais de tecnologia da informação.

​Fazem parte um grupo de profissionais de segurança que trabalham em conjunto com o Blue Team, mas com um propósito distinto.

​Inclui analistas e consultores de segurança, e gerentes de projetos.

Atuação

​Trabalham para garantir que as políticas de segurança sejam aplicadas e os controles de segurança estejam em vigor. A equipe também faz um monitoramento constante da rede ou sistema em busca de atividades suspeitas ou maliciosas, além de implementar medidas de que previnem futuros ataques.

​Usa uma variedade de técnicas, incluindo testes de intrusão, engenharia social e outras táticas que simulem ataques cibernéticos realistas.

​Atua como um mediador entre o Red Team que simula ataques e o Blue Team que defende contra eles.

Pode usar informações coletadas pelo Red para aprimorar as defesas do Blue, além de trabalhar com ele na implementação de soluções de segurança mais eficazes.

No Blue Team é atribuída a defesa cibernética da organização, enquanto o Red Team é responsável por testar a eficiência das medidas de segurança que foram colocadas em prática pelo Blue, com a simulação dos ataques. Já o Purple Team, é um híbrido desses dois times, trabalhando no aprimoramento da segurança da organização através da colaboração entre o Blue e o Red. Cada um dos três tem um papel importante a desempenhar na proteção contra as ameaças de segurança e uma abordagem integrada assegura que a organização esteja bem protegida.


Gostou do nosso post? Já conhecia estas diferenças? Fique ligad@ para mais notícias e novidades!

7 visualizações

Comments


bottom of page