top of page
  • CyberX

A estrutura de um Red Team

O Red Team é um grupo de especialistas em segurança cibernética que é responsável por testar a eficácia das defesas de segurança de uma empresa, simulando ataques cibernéticos e explorando vulnerabilidades.


A estrutura de um Red Team é projetada para fornecer uma ampla variedade de habilidades e experiências que ajudam a simular um ataque cibernético realista e a descoberta de vulnerabilidades que invasores reais podem explorar. Essa estrutura pode variar dependendo da organização e do escopo do trabalho, e cada membro tem atribuições específicas a desempenhar para certificar que os testes são feitos de forma competente e os resultados sejam perceptíveis.


A seguir, temos um breve resumo que cada membro da equipa desempenha (a depender da estrutura e atividade da empresa):

  • Gerente de Projeto Possui uma série de responsabilidades críticas, como coordenar o planeamento com as equipas de segurança da empresa e garantir que o plano esteja alinhado com as políticas e objetivos de segurança da organização, manter uma comunicação aberta e clara com entre os membros do Red Team e a liderança executiva, garantir que os testes sejam conduzidos com o mínimo de impacto na operação normal da organização, além de garantir que a equipa esteja sempre aprendendo e melhorando, incorporando as lições aprendidas de cada projeto em projetos futuros.

  • Líder da equipa Responsável coordenação das atividades para que sejam exercidas de acordo com o plano de teste. Deve possuir experiência em gerenciamento de projetos, liderança de equipes e habilidades técnicas para entender a complexidade do sistema a ser testado.

  • Pentesters | Analista de Vulnerabilidades Destinados a identificar as vulnerabilidades encontradas em nuvem, sites, aplicativos, sistemas, etc. Devem saber sobre as ferramentas de varredura das vulnerabilidades, técnicas de testes de intrusão, e algumas habilidades de programação e conceitos teóricos para compreender como as vulnerabilidades possam ser exploradas.

  • Engenheiro Social Função que necessita que os membros devem realizar avaliações para identificar vulnerabilidades nos processos e nas pessoas da organização. Isso pode incluir phishing por e-mail, testes de engenharia social por telefone, penetração física, entre outros. Além disto, deve documentar os resultados dos testes de engenharia social em um relatório claro e conciso que descreva os pontos fortes e fracos da segurança da organização. É necessário ter domínio sobre as técnicas de persuasão, manipulação e exploração psicológica.

  • Criptologistas (Especialista em Criptografia) Fazem a avaliação da segurança dos sistemas criptográficos. Devem possuir conhecimento em criptografia assimétrica e simétrica, protocolos de chave pública e privada, e também habilidades em programação e matemática.

  • Analista Forense: Um analista forense é um profissional de segurança cibernética que se concentra na coleta e análise de evidências digitais para investigar incidentes de segurança, como violações de dados, roubo de propriedade intelectual e ataques cibernéticos, para identificar os responsáveis e as técnicas utilizadas. Em alguns casos, um analista forense pode ser chamado para testemunhar em processos judiciais como especialista em evidências digitais e segurança cibernética.

O Red Team pode incluir membros de outras áreas, como desenvolvimento de software, gerenciamento de projetos e comunicação, para garantir que todos os aspectos do trabalho sejam abordados de forma certa.

As atividades de cada membro da equipe pode variar de acordo com o tamanho e o objetivo do projeto de teste. Em alguns casos, o membro pode fazer mais de uma atividade, além outras especializações.


Além disso, todos que fazem parte do Red Team devem trabalhar em conjunto para que os testes sejam concluídos de forma coordenada e eficaz.



Gostou do nosso post? Fique ligad@ para mais notícias e novidades!

9 visualizações
bottom of page