top of page
  • CyberX

10 dicas para manter seu dispositivo protegido de ameaças

Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, são parte integrante da vida cotidiana de muitas pessoas e amplamente utilizados no mundo todo. Eles permitem aos utilizadores ficarem conectados, fazer compras online, aceder informações e muito mais, mas isso também significa que possuem elementos confidenciais, como dados pessoais, bancários e outros armazenados. Portanto, é primordial zelar pela proteção dos dispositivos contra vírus, invasões de privacidade e diversos riscos online.


Para assegurar a segurança das informações armazenadas, temos algumas dicas para você se proteger:

  1. Atualize o sistema operacional com frequência, pois as atualizações geralmente corrigem vulnerabilidades de segurança.

  2. Baixe aplicativos apenas de fontes confiáveis, como App Store ou Google Play Store e verifique as permissões solicitadas pelos aplicativos antes de instalá-los. Existem aplicativos maliciosos distribuídos por meio de lojas de aplicativos não oficiais.

  3. Controle quem pode ver as suas informações pessoais e interagir com você, através das configurações de privacidade.

  4. Desative a funcionalidade de localização se não for necessária, para evitar que pessoas mal-intencionadas saibam onde você está.

  5. Evite conexões Wi-Fi não seguras, como também clicar em links suspeitos e/ou fazer downloads de fontes não confiáveis. As redes Wi-Fi públicas desprotegidas podem ser usadas para interceptar informações enviadas e recebidas, bem como links e aplicativos podem ser uma fonte de malware e outras ameaças à segurança.

  6. Instale um software de segurança móvel, como um antivírus que protege contra malwares, spyware e vírus.

  7. Mantenha seus dados de backup em um local seguro, como uma unidade externa de armazenamento ou nuvem, para que possam ser recuperados em caso de perda ou danos ao dispositivo.

  8. Tenha cuidado ao compartilhar informações pessoais, como endereços de e-mail, senhas e números de cartões bancários. Averigue sempre a confiabilidade antes de compartilhar.

  9. Utilize senha única e forte, além da autenticação de fatores, como códigos enviados por mensagem de texto ou biometria e configure a tela de bloqueio do aparelho para exigir a senha após um curto período de inatividade.

  10. Use a criptografia de dados para a proteção dos dados confidenciais.


Em suma, a segurança em dispositivos móveis é vital na preservação de toda e qualquer informação sigilosa como também prevenir a perda dos mesmos, já que são suscetíveis a uma ampla gama de ameaças. Adotando critérios adequados de segurança, é possível a garantia completa do dispositivo móvel, incluindo a privacidade dos dados registrados.

7 visualizações

Comentarios


bottom of page